O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) declarou ilegal a venda de serviços e consultas médico-veterinários em sites de compras coletivas.
Para o Conselho Federal, esse tipo de oferta configura infração ética e o profissional que insistir nesse tipo de promoção estará sujeito a sanções que vão de advertência à cassação. Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho, afirma que a venda de consultas veterinárias e os baixos preços oferecidos nos sites de compras coletivas provocam uma concorrência desleal. Segundo ele, a prática também é antiética e o serviço médico-veterinário não pode ser banalizado. “Não se podem oferecer serviços médicos como se fosse comércio. É como vender uma prescrição médica. Não se pode avaliar virtualmente um paciente, sem saber o histórico de saúde do animal e com que tipos de animais ele convive”, diz o presidente.
Não precisa ir tão longe do Pará para saber que já existe a banalização das consultas médico veterinárias. Existem clínicas veterinárias que não cobram consulta e o médico veterinário ganha uma mísera porcentagem nos procedimentos e medicamentos. Isto tudo acaba desvalorizando o profissional médico veterinário que aprendeu tão quanto ou até mais que um médico humano, que é uma profissão bastante valorizada.
A pergunta que fica é, pra chegar a este ponto, de quem foi a culpa? dos próprios médicos veterinários que se submetem a este tipo de negócio ou a falta de fiscalização dos órgãos competentes (CFMV, CRMV, etc) ?