Muitos perguntavam quando me formei (dezembro de 2003): o que o Biomédico faz? Eu respondia com toda propriedade: descobre o que o paciente tem!
Ainda hoje muitos perguntam, muitos têm dúvidas qual curso superior fazer, mas a pergunta tem uma resposta mais complexa atualmente. Quando respondia na época, eu me referia a principal habilitação que um Biomédico tem: Patologia Clínica (Análises Clínicas), que por muito tempo foi a principal atuação do profissional Biomédico, mas ainda hoje é a principal habilitação responsável pela procura do curso. Entretanto está longe (atualmente) de ser a melhor remunerada, a não ser que você seja alguém que se destaca, como ocorre em muitas profissões.
A melhor resposta que encontrei na internet foi a do Guia do Estudante que diz (modificado por mim): "O Biomédico identifica, classifica e estuda os micro-organismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combate-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos (farmacêuticos), médicos e outros profissionais da saúde".
Apesar deste conceito/resposta ser abrangente, não está completo. Há muitas áreas biomédicas ainda a serem amplamente exploradas, que mesmo previstas nas habilitações do Biomédico, há pouca procura, mas que podem ter um futuro promissor. Eu costumo dizer que o Biomédico tem que se reinventar, ou seja, atuar em áreas que não são tão bem procuradas pelos próprios profissionais, visto que a Patologia Clínica (Análises Clínicas) está se estagnando mercadologicamente, pois praticamente 100% dos cursos de nível superior em Biomedicina tem habilitação final em Análises Clínicas, e as outras habilitações são conquistadas com cursos de pós-graduação (especialização, residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Vou listar agora as 33 habilitações possíveis que um Biomédico pode atuar legalmente, de acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM):
- Patologia Clínica/Análises Clínicas (sou mestrando), Biofísica, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia (sou especialista), Bioquímica, Banco de Sangue, Virologia, Fisiologia, Fisiologia Geral, Saúde Pública (sou especialista), Radiologia, Imagenologia, Análises Bromatológicas (de alimentos), Microbiologia de alimentos, Histologia Humana, Patologia, Citologia Oncótica, Análises Ambientais, Acupuntura, Genética, Embriologia, Reprodução Humana, Biologia Molecular, Farmacologia, Psicobiologia, Informática de Saúde, Anatomia Patológica, Toxicologia, Perfusão Extra-corpórea e Sanitarista.
Há ainda uma resolução (CFBM nº 154 de 04/04/2008) que torna o profissional Biomédico apto a executar as Análises Clínicas Veterinárias, desde que legalmente habilitado em Análises Clínicas Veterinária. Entretanto muito tem se discutido sobre a supervisão ou não do Médico Veterinário, apesar de ter minha opinião própria sobre o assunto, mas não é o foco do texto. Também há a resolução CFBM nº 241 de 29/05/2014 que trata da Biomedicina Estética, que atualmente é a área mais promissora da Biomedicina e , pra quem confundia Biomedicina com Medicina, esta é a única área na qual o Biomédico pode prescrever uma receita.
Ainda tem a Biomedicina Forense, que não há resolução específica, mas nada mais é que a união de várias habilitações que podem ser utilizadas em Perícia Criminal.
Espero ter esclarecido muitas dúvidas. Para melhorar as informações, vão aqui alguns vídeos de Youtubers que tem depoimentos ou reportagens sobre o curso, vida acadêmica e a profissão, não deixe de me seguir no Blog (cadastre-se nele na barra da direita):
@Jeferson M gomes (Globo Universidade)
Objetivo futuro: Detalhar as habilitações do Biomédico.
PS: Reabertura do blog (Projeto Piloto)