domingo, 23 de setembro de 2012

CFMV proíbe consultas online

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) declarou ilegal a venda de serviços e consultas médico-veterinários em sites de compras coletivas.
Para o Conselho Federal, esse tipo de oferta configura infração ética e o profissional que insistir nesse tipo de promoção estará sujeito a sanções que vão de advertência à cassação. Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho, afirma que a venda de consultas veterinárias e os baixos preços oferecidos nos sites de compras coletivas provocam uma concorrência desleal. Segundo ele, a prática também é antiética e o serviço médico-veterinário não pode ser banalizado. “Não se podem oferecer serviços médicos como se fosse comércio. É como vender uma prescrição médica. Não se pode avaliar virtualmente um paciente, sem saber o histórico de saúde do animal e com que tipos de animais ele convive”, diz o presidente.
Não precisa ir tão longe do Pará para saber que já existe a banalização das consultas médico veterinárias. Existem clínicas veterinárias que não cobram consulta e o médico veterinário ganha uma mísera porcentagem nos procedimentos e medicamentos. Isto tudo acaba desvalorizando o profissional médico veterinário que aprendeu tão quanto ou até mais que um médico humano, que é uma profissão bastante valorizada.


A pergunta que fica é, pra chegar a este ponto, de quem foi a culpa? dos próprios médicos veterinários que se submetem a este tipo de negócio ou a falta de fiscalização dos órgãos competentes (CFMV, CRMV, etc) ?

2 comentários:

  1. Olha, não sabia que você tinha um blog! Legal!!! ^^
    Interessante a sua "pergunta que fica", seria bom você postar sobre isso no grupo de discussão interativa dos vets... Vou te adicionar lá, tem muitos "debates" legais.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário. já aceitei participar do grupo!
    se quiser divulgar fique a vontade :-)

    ResponderExcluir